Novidades

Vacina Meningocócica ACWY

A vacina meningocócica ACWY  é indicada para imunização ativa de crianças e adultos com risco de exposição a Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W e Y, para prevenir a doença invasiva.

O Brasil dispõe de duas vacinas para comercialização:

- Menveo (Novartis):  vacina meningocócica conjugada ACWY, na qual a conjugação é feita com CRM197, podendo ser utilizada a partir de dois anos de idade (Men ACWY-CRM197);

- Nimenrix (GSK): vacina meningocócica conjugada ACWY produzida pelo Laboratório GlaxoSmithKline,na qual a conjugação é feita com toxóide tetânico que pode ser utilizada como dose de reforço a partir de um ano de idade (Men ACWY-TT) .

Assim, deve ser utilizado o seguinte esquema:

- No primeiro ano de vida: duas doses da vacina Men C, aos 3 e 5 meses. 

- Uma dose de reforço, entre 12 e 15 meses, preferencialmente com a vacina Men ACWY-TT. 

- Doses de reforço adicionais: uma dose entre 5 e 6 anos (ou 5 anos após a ultima dose recebida depois de 12 meses de idade) e outra no inicio da adolescência. Para essa dose, dar preferencia a uma das vacinas quadrivalentes (Men ACWY-CRM197 ou Men ACWY-TT). Crianças e adolescentes já vacinados com Men C após 1 ano de idade podem, a critério medico receber uma das vacinas quadrivalentes, não sendo necessário respeitar intervalo especifico em relação à dose anterior de Men C. 

Dentre as reações adversas mais comuns pode-se observar dor, eritema e induração no local da aplicação, prurido no local da aplicação e mal estar; além de cefaléia e náusea.

A DOENÇA MENINGOCÓCICA NO BRASIL:

A meningite meningocócica é uma doença infecciosa que acomete as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, transmitida através do contato direto com secreções da garganta ou nariz de portadores da Neisseria meningitidis. Existem até o momento 13 sorogrupos de meningococos, classificados de acordo com a especificidade capsular. Destes, apenas cinco (A, B, C, Y e W ) são responsáveis pela grande maioria dos casos de doença meningocócica. No Brasil, atualmente circulam os sorogrupos B, C, W e Y. No estado de São Paulo, o sorogrupo mais prevalente atualmente é o C.

 

 

Últimas Notícias

VACINA CONTRA A GRIPE 2017

Recebemos a vacina contra a gripe 2017

Rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, 191 - Salas 308/309 - Edifício Golden Office - Chácara Urbana - Jundiaí/SP
(11) 4497-0754 / (11) 3379-7775 / (11) 3379-7776 - immuni@immuni.com.br

Immuni. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Princi Agência Web

Immuni Vacinas e Alergias