Prematuro

Calendário de Vacinas do Prematuro

Prematuro - Pé de bebê prematuro

Os recém-nascidos prematuros que tenham nascido com peso superior a 2 Kg devem receber as vacinas do calendário de imunizações normalmente. Já os recém-nascidos prematuros, com peso de nascimento inferior a 2Kg devem adiar a realização da BCG até que atinjam o peso de 2 kg, e devem receber uma quarta dose de hepatite B, sendo a segunda e a terceira doses com um mês de intervalo e a quarta dose seis meses após a segunda; ou aguardar para realização da primeira dose de Hepatite B quando a criança completar 2 kg (se a mãe apresentar sorologia para Hepatite B negativa). Deve seguir o calendário de imunizações para as demais vacinas, respeitando-se os intervalos entre as doses. O uso de vacinas acelulares contra a coqueluche é preferido, em função da sua menor reatogenicidade.

Prematuros que desenvolvem doença respiratória crônica tem indicação de profilaxia com anticorpo monoclonal específico para o vírus sincicial respiratório (VRS) denominado palivizumabe. Esse vírus assume fundamental importância quando acomete recém nascidos prematuros, apresentando risco aumentado de evolução mais grave. A freqüência de hospitalização neste grupo chega a ser 10 vezes maior do que em recém nascidos de termo.

A Sociedade Brasileira de Imunizações propõe a recomendação do uso de palivizumabe nas seguintes situações:

  • Altamente recomendado: para recém-nascidos pré termo de até 12 meses de idade que nasceram com idade gestacional inferior a 28 semanas; para recém nascidos com displasia broncopulmonar e cardiopatias com até 2 anos de idade, desde que tenham recebido tratamento clínico nos últimos 6 meses.
  • Recomendado: para recém-nascidos pré termo até o sexto mês de idade que nasceram com idade gestacional de 29 a 32 semanas; para recém nascido pré termo até o sexto mês de idade que nasceram com idade gestacional de 32 a 35 semanas e que apresentem 2 ou mais fatores de risco: crianças institucionalizadas, irmão em idade escolar, poluição ambiental, anomalias congênitas de vias aéreas e doenças neuromusculares severas.

Deve ser aplicado por via intramuscular, mensalmente durante os cinco meses consecutivos do ano com alta circulação de VRS, o que geralmente corresponde aos meses de maio a setembro.

Clique e confira o calendário de vacinação SBIM - Prematuro

Últimas Notícias

VACINA CONTRA A GRIPE 2017

Recebemos a vacina contra a gripe 2017

Rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, 191 - Salas 308/309 - Edifício Golden Office - Chácara Urbana - Jundiaí/SP
(11) 4497-0754 / (11) 3379-7775 / (11) 3379-7776 - immuni@immuni.com.br

Immuni. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Princi Agência Web

Immuni Vacinas e Alergias